03/02/2024 às 17:22 Aniversário

10 Dicas para organizar uma festa infantil

574
5min de leitura

Para a organização da sua festa, você precisará se atentar à lista abaixo:

 1.    Orçamento

2.    lista de convidados

3.    escolha do local

4.    tema da decoração

5.    contratos

6.    fornecedores - Lembrancinhas, doces, bolo, fotógrafo

7.    cardápio

8.    atrações

9.    retrospectiva

10. cronograma da festa

 

Quando decidimos fazer uma festa, uma chuva de perguntas vem à mente: por onde começar? Onde procurar os fornecedores? O que servir? Etc...

 Não se preocupe, estou aqui para te ajudar com todas essas dúvidas, para que você consiga fazer uma festa organizada e incrível. Então vamos aos itens.

1.    Orçamento

 Para iniciar a organização, defina seu orçamento. Com ele em mãos, você poderá fazer uma divisão e distribuir o dinheiro para garantir todos os itens essenciais para a sua festa.

 Definindo o orçamento, você saberá quanto pode gastar, o que será crucial para os próximos passos, como, por exemplo, a lista de convidados.

2.    Lista de convidados

 Após definir o orçamento, faça uma lista de convidados, incluindo as pessoas mais importantes da família e, principalmente, aquelas que têm uma conexão especial com seu filho. Aqui até vale perguntar ao seu filho quem ele gostaria de convidar, afinal, este é o dia dele, e as pessoas presentes devem fazer a diferença na vida da criança.

3.    Escolha um local

 Chegou a hora de escolher se fará a festa em um buffet ou em casa. Com o orçamento em mãos e a lista de convidados, você já sabe qual o tamanho do espaço necessário.

 Se optar por contratar um buffet, confesso que a organização fica mais simples, pois geralmente você consegue tudo o que precisa no local, como decoração, bolo, comida, espaço com brinquedos, etc. É um pouco mais caro, porém oferece mais comodidade.

Por outro lado, atualmente no mercado, temos muitas opções de buffet em domicílio que cuidam da parte de alimentação da festa, para que você não precise se preocupar em servir os convidados e possa aproveitar mais o evento. Nesse caso, é importante prestar atenção aos outros detalhes para não deixar nada para trás. Essa é uma opção com bom custo-benefício para quem deseja economizar e ainda assim ter um evento bem organizado. 

 4.    Tema da decoração

Seja um buffet contratado ou em casa, você precisa decidir o tema da festa. A decoração deve ser escolhida em conjunto com a sua criança, pois este é um dia importante, e a festa precisa refletir a personalidade dela. Mesmo que você tenha um sonho específico, se seu filho tem idade para escolher, deixe-o se sentir parte importante deste dia especial em sua vida.

 

5.    Contratos

 Este é um ponto de extrema importância; sempre busque fornecedores que trabalhem com contratos. E claro, leia com atenção o contrato para que você não tenha surpresas e saiba das suas garantias.

 No buffet, preste atenção aos seguintes itens:

  • Qual o cardápio oferecido.
  •  Se o consumo é livre para seus convidados ou se há uma quantidade por pessoa.
  • Quais bebidas estão inclusas.
  •  Se a decoração está inclusa e como ela será.
  •  Quais as responsabilidades da locação do espaço.
  •  Quantidades de monitores e garçons.
  •  Se o local oferece bolo.
  • Se oferece a retrsopeciva.

    

Também é importante ler com atenção o contrato dos outros fornecedores, como o fotógrafo, por exemplo.

6.    Fornecedores

 Seja em casa ou em um buffet, há alguns fornecedores que você precisará procurar.

  1. Os docinhos personalizados, geralmente, não são oferecidos pelo buffet.
  2. Se a festa for em casa, também precisará procurar uma empresa de decoração.
  3. As lembrancinhas também são um item importante.
  4.  Outro fornecedor essencial é o fotógrafo. É ele que irá registrar sua festa de forma profissional, garantindo que todos os detalhes sejam eternizados de forma única. Imagine pensar em todos os detalhes citados e, depois, não ter nenhum registro para lembrar? Não dá, né!

7.    Cardápio

 Agora, vamos escolher o cardápio da festa?

 Em um buffet, eles oferecem as opções, e você escolhe o que melhor se encaixa para o seu evento.

 Quando você opta por fazer em casa, precisa escolher os itens que serão servidos, como almoço, churrasco, apenas salgados, etc.


É importante dizer que quando se contrata um buffet a domicílio, eles passam a lista com os itens a serem comprados, de acordo com o cardápio que você escolher, e eles mesmos preparam tudo, assim fica bem mais fácil para quem está organizando o evento.

Existem buffets a domicílio que oferecem cardápios específicos, como pizza, crepe, boteco, churrasco e muitos outros. Essa é uma ótima opção para quem deseja um tipo de comida específica para a festa e prefere a comodidade de ter tudo preparado em casa.

8.    Atrações

 Uma festa precisa de entretenimento, tanto para crianças quanto para adultos.

 Você precisa decidir se irá contratar personagens para animar a festa, se terá brincadeiras diferenciadas.

Ao fazer uma festa em casa, você pode contratar um recreador infantil. Eles animam a festa, criam brincadeiras com as crianças e garantem a diversão.

9.    Retrospectiva

 A retrospectiva é um momento de relembrar bons momentos. Muitos buffets oferecem esse serviço incluso no pacote, mas em alguns casos, você precisará contratá-lo separadamente.

 Existem alguns tipos diferentes de retrospectiva:

·     Retrospectiva clássica: Aquela que contém apenas fotos.

 ·     Retrospectiva animada: Além das fotos, inclui alguns trechos de desenhos animados.

 ·     Filme retrospectivo: Pode ser adicionado um vídeo com depoimentos das pessoas mais queridas, alguns vídeos da criança em momentos especiais.

 ·     Animação retrospectiva: Este é mais elaborado, um filme com um desenho animado da história da criança, desde o encontro dos pais até a data do aniversário. Para fazer essa animação, é necessário um profissional de animação, roteiro dos momentos importantes, criação de personagens e tudo que um filme animado exige. No final, é uma opção extremamente exclusiva que só a sua família terá.

10. Cronograma

 Após tudo estar pronto e finalizado, é hora de fazer um cronograma com a sequência dos acontecimentos da festa. Aqui estão alguns itens que você pode incluir no cronograma:

1.    Hora de chegada dos convidados.

2.    Hora de abrir a mesa de almoço/jantar (se houver).

3.    Hora do lanchinho para as crianças.

4.    Brincadeiras.

5.    Entrada de personagens (se houver).

6.    Retrospectiva. (se houver)

7.    Troca de roupa do aniversariante (se houver).

8.    Hora do parabéns.

9.    Deixe as fotos com os amigos e família para este momento (após o parabéns), dessa forma você não atrapalha a brincadeira da criança e pode aproveitar que ela já está parada na mesa do bolo.

Importante: nunca obrigue a criança a fazer as fotos, isso pode gerar uma memória ruim para ela, podendo até levar ao ódio pela fotografia.

 

O cronograma geralmente fica sob responsabilidade do Buffet contratado, o que permite que você aproveite seu evento e confraternize com seus convidados.


Seguindo esses passos, com certeza você terá um evento inesquecível!


Você pode ver mais formas de ter um evento bem elaborado, clicando no link abaixo

O que você precisa saber antes de contratar um Buffet?


Sobre a autora:


Eu sou Mauri Tavares, fotógrafa infantil, e espero ter ajudado nesta caminhada para uma festa perfeita.

Divirta-se no seu evento e se você estiver em busca de um profissional para contar a sua história, sinta-se à vontade para me chamar pelo WhatsApp. Estou à disposição para ajudar.

03 Fev 2024

10 Dicas para organizar uma festa infantil

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aniversário buffet festa festa infantil Organização de eventos

Quem viu também curtiu

11 de Jul de 2024

Formas incríveis de comemorar os 15 anos

03 de Fev de 2024

O que não pode faltar no aniversário de 1 ano do bebê.

03 de Fev de 2024

O que você precisa saber antes de contratar um Buffet?

Logo do Whatsapp